Uma Noite Inesquecível com a Orquestra Ouro Preto no BH Hall


alceu
BH Hall, 05/11/2016
Por Patrícia Castellani e Fotos de Karine Scarabelli
Casa lotada no BH Hall, último sábado, para receber a Orquestra Ouro Preto com o espetáculo duplo Valencianas, com a presença de Alceu Valença, e The Beatles.
A orquestra Ouro Preto, fundada no ano de 2000, é formada por cerca de 20 músicos, e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o Maestro Rodrigo Toffolo. A orquestra vem se destacando por abraçar projetos que envolvem a cena cultural da América latina, com destaque para a música brasileira e trabalhos experimentais, dialogando com o repertório popular, gerando uma maior interação com novos públicos dinamizando o acesso à música de concerto.
Com patrocínio do Pitágoras, realização do Ministério da Cultura e produção assinada pela Palco, a orquestra trouxe essa proposta de interação com o popular apresentando ao público de Belo Horizonte o espetáculo Valencianas, um recorte na biografia musical de Alceu Valença que, pela primeira vez, teve de suas canções adaptadas para a música de concerto, sem descaracterizar a essência de sua obra e seu compromisso permanente com a cultura popular nordestina. Foram escolhidas treze músicas de Alceu para o encontro, vencedor do prêmio da Música Brasileira, que ganhou registro ao vivo em novembro de 2012, no Grande Teatro do Palácio das Artes e que teve
sua estreia internacional em janeiro de 2015 em Portugal. Com a presença do cantor e compositor, o público foi brindado com excelentes arranjos orquestrais e a voz de Alceu em canções conhecidas como Tropicana, Coração Bobo, Anunciação, Sete Desejos, Cavalo de Pau, La Belle du Jour e Girassol.
Na segunda parte da apresentação, The Beatles, espetáculo que propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, ao abranger todo o período de produção da banda, renovando a paixão pelo repertório “Beatles” e seduzindo as novas gerações pela descoberta incrível, onde o “antigo” torna-se “novo” pela qualidade e genialidade do grupo, a partir de uma combinação, em um mesmo palco, de uma orquestra e uma banda de rock. Ao som de sucessos como She Loves You, Help, Let It Be, Imagine e Hey Jude, o público empolgado cantou junto e aplaudiu de pé a regência do maestro Rodrigo Toffolo que, com toda simpatia, emocionado agradeceu aos presentes e se confessou surpreso ao ver superada sua expectativa para a noite ao ter a casa cheia para assistir uma orquestra.
A noite foi impecável nos detalhes, que foram desde a organização da casa, cenários, iluminação e sonorização que valorizou a música orquestrada, ao mesmo tempo em que se mostrou acessível tanto aos ouvidos acostumados à música erudita quanto ao gosto popular. A orquestra Ouro Preto segue em turnê e se apresentará no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, no próximo da 13 de novembro, com o concerto a Orquestra Ouro Preto convida o Duo Desvio, dos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. Vale a pena conferir.
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/11-05-2016-uma-noite-inesquecivel-com-a-orquestra-ouro-preto-no-bh-hall
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s