Lançamento da Biblioteca Digital de Música para Cinema, Vídeo e Multimídia


Premiado músico mineiro disponibiliza em site músicas para download em alta qualidade digital, como Trilha Sonora Original para cineastas, videomakers, multimídias, companhias de teatro e dança, e professores.
Anfiteatro Pátio Savassi, 24/03/2015
Por – Patrícia Castellani e Fotos de Karine Scarabelli

Dois

Aconteceu no Anfiteatro do Shopping Pátio Savassi, no dia 24 de março, o lançamento oficial da “Biblioteca Digital de Música para Cinema, Vídeo e Multimídia”. A Biblioteca Digital de Música é um portal que disponibiliza arquivos musicais de áudio “music tracks” em alta qualidade digital, como trilha sonora original para cineastas, vídeomakers, multimídias, companhias de teatro e dança e professores, especialmente para produção e pós-produção de suas atividades criativas.
Todas as músicas que constam da biblioteca digital são de Andersen Viana, Ph.D em Música pela Universidade Federal da Bahia e idealizador do portal. Andersen atua como maestro-compositor, produtor cultural e leciona diversas matérias musicais na Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes em Belo Horizonte, além de eventualmente ministrar palestras em universidades pelo país e exterior. Por sua obra musical já recebeu 25 premiações no Brasil e exterior, incluindo o “Prix de Composition” no I Concurso de Composição – Festin Choral 2013 na França, 1º Lugar no “Concurso Internacional de Composição Susanville Symphony 2012” nos EUA, 1º Lugar no Concurso Internacional de Composição ”Lys Music Orchestra 2001” na Bélgica, 1º Lugar e o “Prêmio do Público” no “Concurso Internacional de Composição Lambersart 2006” na França. Em 2002, realizou uma das raras gravações de um maestro-compositor brasileiro na direção da renomada orquestra Moravska Filarmonie da República Tcheca, e em 2007 gravou suas obras com a Orquestra Russa Estatal de Cinema em Moscou.
Andersen Viana afirma que Belo Horizonte é o “quartel general” da biblioteca, mas que a iniciativa pretende alcançar padrões internacionais através da internet, visto que hoje a tecnologia digital exerce um papel fundamental, quer seja na produção ou na divulgação das atividades criativas, bem como tende ser a ferramenta principal para se atingir objetivos complexos de excelência.
“Minas Gerais tem um potencial de internacionalização desde o século XVIII. Tem toda uma história musical muito pertinente que acaba resultando coisas como a biblioteca digital de música”, diz o maestro.
A princípio comporão a biblioteca cerca de 230 faixas musicais em áudio digital com qualidade máxima possível. Além de fazer download das músicas, os interessados e o grande público poderão escutar gratuitamente obras instrumentais criadas pelo compositor no período compreendido entre 1978 a 2014.  O endereço do site é www.cinemusic.com.br.
No evento foi exibido um vídeo sobre a Biblioteca realizado pelo cineasta Denis Curi, destacando a importância do projeto pela facilidade e agilidade na cessão das músicas para todos os profissionais interessados. Segundo Francisco Caram, organizador do projeto, “a iniciativa da biblioteca digital já é comum nos Estados Unidos e Europa e, através do maestro Andersen, o projeto chega inédito ao Brasil”.
A realização tem patrocínio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e a assessoria de imprensa é de Christina Lima.
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/03-24-2015-lancamento-da-biblioteca-digital-de-musica-para-cinema-video-e-multimidia
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s