Uma Escola Melhor: Projeto Conviver e Ser Feliz na Escola


Salão Paróquia Maria Goretti, 03/12/2014
Por Patrícia Castellani e Fotos da Karine Scarabelli

Escola

No dia 03 de Dezembro de 2014, aconteceu no salão da Paróquia Maria Goretti, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da “Carta de Intenção” dos alunos do 1° ano de Comunicação Aplicada (REM), da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, como primeiro evento do projeto “Conviver e Ser Feliz na Escola”, cujo objetivo principal é discutir e buscar formas e ações para melhorar o ambiente escolar, com a participação ativa dos alunos, os quais elaboraram a Carta que foi oficialmente entregue à diretoria da escola.
Os alunos e professores evidenciaram que não basta a simples denúncia dos aspectos negativos da escola, mas é preciso propor novas estratégias de melhorias. Em sua fala, a diretora Marléia Avelar ressaltou a importância do evento para a vida da escola, assim como da participação da comunidade, como forma de fomentar ações de resgate da qualidade no ambiente escolar e promover o debate das necessidades da escola, junto à Secretaria Estadual de Educação.
O projeto “Conviver e Ser Feliz na Escola” foi concebido pelos professores Valéria Soares, Vanda Corrêa, Mirella Moraes, Thaís Rezende, Ana Abreu e Anderson Oliveira, em parceria com os colaboradores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/FaE-UFMG), João Batista Campos, doutorando da UFMG, professora Haydeneé Manso e Marinalva Martins, supervisora da escola. João Batista destacou o interesse da UFMG nesse diálogo, como uma estratégia fundamental para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica e na Universidade. O Pibid pretende estabelecer uma relação de trabalho colaborativo e diferenciado da UFMG com escolas públicas e a intensificação do diálogo entre elas, no processo de formação inicial de professores, permitindo a sistematização coletiva de diferentes estratégias de aquisição/produção do conhecimento e o desenvolvimento da consciência crítica de professores, que aprendem com a sua experiência.
Estiveram ainda presentes, como convidados, os produtores de Vine das redes sociais Paulão e Marcelinho Fernandes e a jornalista e poeta Patrícia Castellani, que palestrou sobre os Conceitos de Comunicação e Educação em paralelo com as mídias sociais. Patrícia propôs aos alunos uma reflexão sobre sua ação como os novos comunicadores do século XXI, e sua responsabilidade com as mensagens transmitidas, relembrando os conceitos de ética e liberdade de expressão. Após a solenidade, houve manhã de autógrafos com a autora na biblioteca da escola, onde foram doados, aos alunos e professores, mais de uma centena de exemplares do livro de sua autoria, “Outros Poemas Inspirados em Você”, como forma de incentivo à leitura e valorização do engajamento dos alunos ao projeto.
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/12-03-2014-uma-escola-melhor-projeto-conviver-e-ser-feliz-na-escola
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s