Quanto eu Gasto Para ser Fotógrafo?


Postado por: Raphael Sagatio
Olá, essa é a minha primeira vez aqui no Fotografia-DG e quero falar sobre algo com vocês: o aumento substancial de “fotógrafos”. Mas porque esse assunto? Simples! Hoje, todo mundo é fotógrafo.
Devido à popularização das câmeras DSLR cada vez mais vemos pessoas insatisfeitas na sua profissão e migrando para a fotografia. Conheço diversas pessoas que vem falar comigo mais ou menos da seguinte forma: “Cara, vou comprar uma câmera. É só apertar um botão… Um botão que vai me dar status, respeito e dinheiro. Vou ver mulheres nuas e visitar locais legais. Com 2 mil reais dá pra começar né?”. Dá, mas dá para câmera. E todo resto? Apertar um botão de fato é bem fácil, afinal, é só um botão! E esse botão na maioria das vezes é a última etapa… Antes do “click” temos luz, enquadramento, regras, referências, estudo, cursos e claro, equipamentos. Então com seus dois mil reais dá pra começar com alguma coisa, mas com o que? Qual de fato é o principal investimento para ser fotógrafo profissional?

Ser Fotógrafo_KarineScarabelliftg.com © 2014

Faz três anos que possuo minha DSLR e não cheguei ainda nos 10 mil cliques. Estudo muito, procuro livros e cursos (já fiz três até agora, mais as cadeiras da faculdade), com certeza, já gastei mais de 2 mil reais e nem comecei. Quando penso em começar fico realmente assustado e preocupado com o futuro da fotografia, vejo adolescentes com a “lente do kit” que ganharam dos pais e cobrando R$ 39,90 para um ensaio na praça da cidade. E o estudo? E a luz? Referências? Lentes e equipamento externos? Não tem. Se julgam bons demais para tal; Afinal é só apertar um botão e dizer pra pessoa ficar à vontade. Ser fotografo de evento social e casamento é mais fácil, afinal é só clicar as pessoas certas e pronto, todo mundo fica feliz.
Falando em felicidade, quer felicidade maior do que preço baixo? Claro que não. Esses mesmos fotógrafos que apenas apertam o botão, são os mesmos que já estão entrando na profissão depreciando ela; cobram preços baixos para pegar mercado e para comprar a próxima câmera. Não existe investimento em lentes, flashes ou luz. Apenas a câmera full frame e uma “lente grandona” é que estão em voga.
Já ouvi iniciantes se orgulhando que nunca foram segundo fotógrafo de ninguém e que aprenderam tudo sozinhos. “Aprenderam”. O aprendizado é constante e com certeza não é isolado. Então, dito isso tudo, pergunto a vocês: Com quanto dá pra começar a ser fotógrafo?
Fonte: http://www.fotografia-dg.com/quanto-eu-gasto-para-ser-fotografo/#sthash.rcUfalQu.Fuf3sPjY.dpbs

 

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s