Festa Portuguesa Celebra a Cultura Lusitana em Belo Horizonte


Praça João Luiz Alves, 07/06/2014
Por Vítor Cruz

Portu_capa

A quarta edição da Festa Portuguesa levou cerca de 8 mil pessoas à na Praça João Luiz Alves, a Marília de Dirceu, em Lourdes, na região centro-sul da capital mineira. Para celebrar o Dia de Portugal e de Camões, a comunidade lusitana se reuniu, no sábado (7), em um evento que teve muita música, cultura e gastronomia típicas da terrinha.
Organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais – o evento, que chega à quarta edição, já pode ser considerado um dos principais festivais culturais da cidade. Segundo o presidente da instituição, Fernando Dias, a Festa Portuguesa é “É a oportunidade de apresentar para a cidade algumas tradições típicas do país e promover o encontro de imigrantes e familiares”.
Promover o encontro dos mineiros com a cultura portuguesa foi um dos principais objetivos da festa, que além de reunir o melhor da gastronomia da terra de Camões, como sardinha assada na brasa, o caldo verde, com linguiça, couve e batatas, e, claro, o bacalhau, também trouxe o que há de mais interessante na música de Portugal.
Estilo musical mais representativo da cultura portuguesa, o fado foi muito bem apresentado aos mineiros pelo músico Mário Moita, que fez um apanhado do repertório fadista. Já a contemporaneidade ficou por conta da apresentação da dupla Virgem Suta, com os músicos Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo. Com repertório bem humorado, os artistas, que nunca estiveram no Brasil, animaram o público.
A programação do evento também contemplou apresentações folclóricas do grupo de dança Gil Vicente e um sarau literário, com a presença do escritor português, Jose Luís Peixoto, representante da nova safra literária portuguesa. “Eu achei maravilhoso. Não conhecia as músicas de Portugal e nem as tradições do país. Acho que deveriam existir mais iniciativas culturais como essa”, disse a nutricionista Fabiana de Morais.
Para a fonoaudióloga, Cristina Pereira, o evento foi “fantástico. O vinho, o bacalhau, os doces, está tudo maravilhosamente bem preparado. Esse encontro de culturas é uma das coisas mais bonitas da festa”, afirmou. Para ela, que participa pela segunda vez da festa portuguesa, “acredito que depois de mais de 500 anos, é a vez do Brasil descobrir o que há de melhor em Portugal”.
A banda mineira Zé da Guiomar, já tradicional em grandes eventos em Minas e no Brasil, também cuidou de animar a todos, com seu vasto repertório de samba de raiz.
Fotos –  Karine Scarabelli
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/06-07-2014-festa-portuguesa-celebra-a-cultura-lusitana-em-belo-horizonte#.U5yGfvldWSo

 

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s