Seminário “Copa da Exceção: Desvios Autoritários e Resistências Populares na Pátria das Chuteiras” traz para discussão a polêmica da Copa do Mundo no Brasil


Auditório Maximum Adeodato – UFMG, 15/05/2014
Por Micaela Rozo

Ufmg

Foi realizado na última quinta-feira, dia 15 de maio, um debate sobre as diversas instâncias que estão envolvidas na realização da Copa no Brasil. A discussão ocorreu no auditório Maximum Adeodato da Faculdade de Direito da UFMG e contou com uma grande gama de presentes, desde intelectuais até representantes de movimentos sociais interessados em expor seus pontos de vista.
O foco principal de evento foi proporcionar espaço para o diálogo sobre os vários aspectos que estão presentes na realização da Copa do mundo em um país, expondo inclusive aqueles que, muitas vezes, são deixados de lado pelo poder público. Mobilidade urbana, segurança nas cidades, instalações básicas – como hospitais e estadas – e o gasto de grandes verbas públicas foram alguns dos principais tópicos.
O principal objetivo do debate foi possibilitar que o direito de todo cidadão em uma democracia, como a do Brasil, de expor sua opinião a respeito da realização de um evento do porte de uma Copa do mundo em sua nação fosse respeitado. Participar das decisões tomadas pelo poder público era algo que deveria ter acontecido durante o planejamento e a execução de diversas obras ao longo do país, mas não aconteceu, essa foi outra grande questão tratada.
Trazer para a discussão um evento que provocou tantas manifestações e polêmicas foi o alento do debate, atentando para as consequências desse fato e pretendendo buscar possibilidades para o melhor aproveitamento dos legados que a Copa deixará, mesmo acontecendo contra a vontade de grande parte da população.
Fotos – Karine Scarabelli
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/05-15-2014-seminario-copa-da-excecao-desvios-autoritarios-e-resistencias-populares-na-patria-das-chuteiras-traz-para-discussao-a-polemica-da-copa-do-mundo-no-brasil#.U3t36PldWSo
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s