O Inhotim Lança Sua Programação Cultural da Temporada 2014


Parque do Inhotim, 26/04/2014
Por: Cássia Marques

Circo

No dia 26 de abril, vários jornalistas tiveram a oportunidade de passar o dia no Parque do Inhotim, encontro programado pelo Diretor executivo Antônio Grassi e a Diretora de Programação Cultural do Inhotim, Morgana Rissinger.
O objetivo desse encontro foi informar sobre os projetos e programações culturais que serão executados em 2014 nos espaços do Inhotim. Ações que serão projetadas  visando a inclusão de várias linguagens e que sejam compatíveis com o nível de excelência do espaço .
A programação cultural tem sido elaborada de acordo com alguns eixos junto ao projeto “ Inhotim em Cena “ que vem acontecendo sucessivamente há alguns anos, e planejar a inclusão de outras linguagens artísticas, como o circo, a  dança, o teatro e a música  requer vários procedimentos.
Segundo Antonio Grassi, são muitos os desafios para construir essa programação, porque alem dessa postura, o Inhotim é um espaço impar, não é um palco inserido no circuito de teatro do Brasil. A princípio seria o ineditismo, criar uma apresentação que seja única. Mesmo tendo que enfrentar diferentes ações, existe a possibilidade de criar uma gama de produções importantes do Brasil e do Mundo, avalia o Diretor.
Dentro das atividades propostas foram criadas algumas marcas, e uma delas é a “ Arte da Música “ promovendo encontros e também apresentações da arte musical que sejam especificas para  momentos musicais no espaço do Inhotim. Nesta programação está incluído um encontro do cantor Lenine com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que irá acontecer em setembro, e assim sucessivamente como outras apresentações e outros cantores.
 Outro eixo que irá fazer parte da programação, é O Inhotim Escola,  uma programação que será executada  fora do Inhotim, mais especificamente no circuito da Praça da Liberdade, algumas ações que interagem com outras questões do meio ambiente, e que seja recheada de palestras, filmes, debates, encontros com artistas dentre outras. Ainda sobre os projetos fora do Inhotim já acontece a programação de Cinema na Praça, que é uma circulação de cinema nos municípios da região, municípios e distritos como Casa Branca, Bicas, Brumadinho, onde se faz apresentações de filmes sob a coordenação da Morgana.
O Inhotim mantém cheio de surpresas em suas programações e no decorrer do ano surgirá novidades que poderão ser acompanhadas através do site do Parque: www.inhotim.org.br.
No roteiro do passeio desse sábado, os jornalistas e pessoas ali presentes tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do espetáculo de Circo pelo grupo Coletivo Na Esquina.
A companhia deste espetáculo é composta por uma artista francesa e seis brasileiros formados pela Spasso Escola Popular de Circo, de Belo Horizonte. O espetáculo Coletivo Na Esquina se estabelece com a espontaneidade do elenco, com performances simultâneas nas quais entram em jogo interrelações entre as modalidades circenses: mastro chinês, trapézio fixo, lira, malabares, acrobacia de solo e mão-a-mão.
O Inhotim em Cena 2014 é amparado pela lei federal de incentivo a cultura, Ministério da Cultura, tem o patrocínio da Pirelli e participação da Fundação Clóvis Salgado.
Fotos: Karine Scarabelli e Cássia Marquez.
Fonte: http://www.bheventos.com.br/cobertura/04-26-2014-o-inhotim-lanca-sua-programacao-cultural-da-temporada-2014#.U2Gt2PldWSo
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s