A Escassez de Arte na Fotografia


Com o avanço da tecnologia, podemos observar o quanto a Arte na Fotografia vem sendo descartada a partir de um leque de manipulação de imagem que hoje temos em mãos. É por meio de programas avançados que, até então não existiam na época dos filmes fotográficos, que infelizmente, muitos dos auto intitulados “Fotógrafos” se acomodam no tempo de preparar a câmera até o seu alvo já com a ideia fixa e errônea de sempre poder corrigir certas imperfeições da imagem na Pós-Produção.
Os programas de edição são sim eficazes quando assim forem realmente essenciais, mas devemos ter em mente que fazer uma fotografia vai muito além de um clique, edição e tratamento. É preciso ter um olhar fundamental em direção ao seu alvo. Saber enxergar e interpretar o que ele nos oferece para capturar a melhor qualidade da imagem na hora de apertar o botão do disparador. Programas de edição não farão uma boa fotografia, mas o conhecimento associado ao verdadeiro olhar fotográfico trará uma peculiaridade nos resultados finais.
A fotografia nasce na mente, passa pelo olhar e pela câmera e só depois então, quando tudo estiver harmonizado, aperta-se o botão para registrar toda a qualidade fotográfica esboçada.
Veja nos exemplos como é possível alcançar uma ótima qualidade fotográfica quando não há uma fixação excessiva na Pós-Produção.
Todas as imagens abaixo  não possuem qualquer tipo de Tratamento. O único procedimento realizado foi Reamostragem de 72 dpi para 400 dpi e corte padrão de 210 mm x 150 mm no Corel Photo-Paint. Uma melhora na resolução para impressão, já que estamos falando de dpi, mas que em nada altera a foto visualmente. Todas as imagens contêm as informações  EXIF.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora com as imagens devidamente registradas teremos uma infinidade de opções de Edição e Tratamento, visto que a captura  já está com uma qualidade fotográfica muito satisfatória.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Comente este post

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.