Dicas imprescindíveis para se tornar um excelente fotógrafo.


Ícone_Dados_KarineScarabelliFtg

› Aprenda Sobre Fotografia e Técnicas Fotográficas
Se você não tiver conhecimento, jamais terá o domínio das técnicas fotográficas, partindo das mais comuns até as mais complexas e será impossível evoluir até conseguir o seu próprio estilo.
› Estabeleça Um Objetivo
O primeiro passo para se tornar um bom fotógrafo é saber onde você quer chegar e como fará para conseguir isso. Você poderá se tornar um profissional  ou apenas fazer fotos melhores para a sua satisfação pessoal.
› Conheça Totalmente a Sua Câmera
Não importa se você usa uma câmera compacta, uma semi-profissional ou uma DSLR. Para se tornar um bom fotógrafo é preciso que você saiba tudo sobre seu equipamento para que, na hora de fotografar, não haja nenhuma perda  de tempo, na tentativa de descobrir o que cada parte da câmera faz.
› Aprenda a Editar e Tratar as Suas Fotografias
A maior parte dos fotógrafos usa editores de imagem como o Photoshop para deixar as suas fotos com uma aparência melhor, porém não limite-se a este editor de imagens apenas. Apesar da “fama”,  existem vários outros programas. Escolha o que melhor lhe atender, no sentido de levá-lo ao seu objetivo final na fotografia.
› Desenvolva o Seu Olhar
Esse é uma das dicas mais importantes, no entanto ela é bastante subjetiva e pode ser difícil compreendê-la profundamente. Desenvolver um olhar fotográfico é saber ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. É, também, saber enxergar além do que se está acostumado, saber ver beleza nos lugares mais comuns.
› Tenha Um(a) Parceiro(a) de Fotografia
Treinar sozinho é possível, porém se você tiver um parceiro nessa empreitada tudo se torna mais fácil. Escolha um(a) amigo(a) para sair fotografar com você, é mais seguro e agradável, além de que o incentivo de outra pessoa pode fazer com que você não desista do seu objetivo tão facilmente. Caso tenha alguém com experiência na área, isso será ainda melhor. Por melhor que seja o aprendizado sozinho, a ajuda de um mentor que entenda mais do assunto é essencial também. Não é preciso ter aulas regulares, mas é importante ter alguém bem mais experiente para quem recorrer em caso de dúvidas. Além disso, é essencial ter alguém para analisar as suas fotos e passar uma opinião sincera sobre o seu trabalho.
› Participe de Concursos
Ainda no objetivo de ser visto, participar de concursos é uma forma de colocar o seu trabalho para ser testado. Existem eventos como esses para todos os níveis, desde os mais amadores até aos mais profissionais, portanto veja em qual deles você se encaixa e não fique de fora.
› Reserve Tempo Para Fotografar
Se você quer progredir como um fotógrafo está na hora de priorizar isso. Separe um tempo semanal ou diário para dominar a sua câmera e fotografar. Você pode sair de casa ou não, mas é importante treinar as técnicas aprendidas recentemente para não perder a prática. Assim como um escritor precisa escrever e um pintor precisa pintar, um fotógrafo de verdade precisa exercitar a sua arte sempre.
› Tenha Prazer Naquilo Que Você Faz
O último passo é, quem sabe, um dos mais importantes. Se você fotografa por paixão e tem prazer no que você faz, o resultado tende a ser muito melhor do que se você fizer isso de uma maneira forçada. A fotografia precisa revelar um pouco da alma do fotógrafo e  só é possível que isso aconteça se você se doar completamente enquanto estiver com a sua câmera.
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s