Como Fazer Um Orçamento Fotográfico?


Nesta matéria, darei algumas dicas para ajudá-los nesta etapa super importante de nossa carreira fotográfica.

  • Logotipo e/ou Logomarca

“Perceba a força de uma marca! Nestes exemplos apresentados, não há  necessidade alguma de texto para diferenciarmos e identificarmos  uma da outra.”

Falar sobre a identidade visual é de extrema importância. A logomarca/tipo pode tornar seu trabalho conhecido e individualizado no meio fotográfico e principalmente com o seu público alvo. Sua marca é a sua assinatura! É ela quem vai traduzir visualmente a personalidade e gerar a sua identificação. Sua logo deve estar sempre visível, para que o cliente a reconheça e a tenha sempre em mente. Deve estar em seu cartão de visitas, em seu blog, site, em suas fotos, embalagens e também em seu orçamento.

  •  Contatos – E-mail, Site, Telefone e Redes Sociais.

Cartão Visita_KarineScarabelliFtg

Vamos usar o primeiro contato mais formal para passar nossas informações mais importantes. Nossos contatos devem estar sempre visíveis e de acesso fácil. Muita atenção com a ortografia. Quem sabe seu cliente em potencial não faça aquela visitinha no site e conheça um pouco mais do seu trabalho? Isso lhe dará uma ótima projeção no mercado.

  •  Informações Detalhadas Sobre seu Serviço ou Produto

Formalidade_KarineScarabelliFtg

Você deve relacionar os tipos de pacotes oferecidos, valores, forma de entrega do produto, especificações sobre produtos, prazos, tempo de duração das sessões, valores acrescidos por hora adicional de serviço prestado, custos extras com deslocamento, especificações sobre remarcações, cancelamentos e etc.

  •  Design Limpo e de Fácil Compreensão

Designer Limpo_KarineScarabelliFtg

Seguindo a premissa do “menos é mais”, procure criar um orçamento com design limpo, direto e de fácil compreensão. É importante separar os títulos e subtítulos do texto, através de tamanho e cor de fonte. Fica interessante também o uso de itálico e negrito para destacar os assuntos. Tenha cuidado com a cor que você vai escolher em seu texto, porque ela pode atrapalhar a leitura. Sabemos que a cor mais  segura é o preto.

  •  Um Orçamento Para Cada Tipo de Ensaio

Não cometa a falha de enviar um único orçamento com todos os pacotes reunidos (festa infantil, ensaio de gestante, ensaio externo, casamento, batizado…). Um pacote vai sucedendo ao outro e os valores expostos ficam de forma confusa. A chance de uma desistência é muito grande. Os orçamentos devem ser realizados separadamente. Cada um para cada tipo de ensaio. Fica mais claro e de fácil compreensão.

  •  Portfólio

Portfolio_KarineScarabelliFtg

Se pretendemos vender imagens e o orçamento é uma das primeiras oportunidades que surgem, não perca a chace de apresentar um pouco de seu trabalho. Jamais use fotos alheias para montar um orçamento. Sei que no início é complicado e, muitas vezes não fizemos um ensaio específico e, portanto não temos aquelas fotos para utilizar. Porém isso não lhe ajudará neste processo por utilização indevida de imagem. Os direitos autorais existem e há punição para quem infringe a lei. Ilustre seu orçamento com alguma outra foto de sua autoria.

  • Valores

Cifrão_KarineScarabelliFtg

Em relação aos valores, não vou entrar no mérito. Você deve levar em consideração seus custos para estabelecer um valor de partida. Além desse valor de custo, o que você vai colocar a mais, é o valor da sua arte, o seu preço como artista. Você precisa saber em que ponto de experiência está para calcular o que deve cobrar. Claro que pra quem está iniciando, não deve cobrar o mesmo que um fotógrafo que está há 20 anos nos mercado. Use sempre o bom senso para conquistar o seu espaço da  maneira mais natural possível.

No mais, converse com quem tem experiência de mercado e troque ideias até que você fique seguro naquilo que se propõe.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s