Ensaio Fotográfico | Saiba Sobre a Importância e Como Facilitar Este Momento.


Exclamação_KarineScarabelliFtg

Hoje em dia muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar vários momentos da vida. É cada vez mais comum fazer ensaios fotográficos de namorados, famílias, individuais e até mesmo ensaios de moda, com pessoas sem experiência em posar, mas que querem fazer fotos bacanas por auto-estima ou para tentar ingressar no universo da moda. Há quem pense somente pelo lado financeiro e pagam apenas pela sessão fotográfica “valendo”, mas realizar o ensaio fotográfico garante um resultado final muito melhor.

Geralmente as pessoas se intimidam diante do aparato fotográfico, não relaxam, ficam “duras”, e podem acabar não saindo bem na foto. E sair bem na foto não tem  nada a ver com o fato de ser bonito ou feio, pois, independentemente de beleza, a pessoa pode ser fotogênica ou saber posar. O mais indicado é tentar ficar à vontade com o fotógrafo.

  • O que a pessoa que não é modelo profissional pode fazer para se sentir mais à vontade com a câmera?

Modelos_KarineScarabelliFtg

Usar a imaginação é imprescindível. Tentar não ver a câmera como uma câmera de fato mas, imaginar que ela é uma pessoa com quem você está interagindo. A fotografia é bacana quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso natural, por exemplo, precisa estar preenchido para convencer, e ele pode ter muitas camadas de sentimento. Você pensa em uma coisa e cada pessoa interpreta do seu jeito, então é preciso ter algo no olhar que remeta à emoção. Não vale ter vergonha, tem que relaxar e não ficar pensando nos seus “defeitinhos”. Quanto mais a gente tenta esconder,  mais evidente fica.

  • Existe um melhor lado para fotografar? Como o fotógrafo pode descobrir qual é o seu melhor lado?

Melhor Lado_KarineScarabelliFtg

Esta questão é muito relativa.  É fato que temos preferência em relação ao lado que preferimos. Escolhemos repartir o cabelo, curvar um pouco a cabeça e coisas desse tipo que servem para se sentir mais confiante mas, este ou o outro lado, não é uma via de regra. O mais indicado é conversar, trocar ideias com o fotógrafo e daí então conseguir ter variações de poses e resultados finais surpreendentes.

  • Muitas pessoas não sabem o que fazer com as mãos na hora de fotografar. Qual sugestão seria ideal para parecer mais natural?

Mãos_KarineScarabelliFtg

Pense neste momento com a maior naturalidade possível, ou seja, se eu estivesse aqui, (sem uma câmera por perto) o que eu estaria fazendo com as mãos?  Onde elas estariam? Tente deixá-las bem naturais e dentro do contexto. As mãos também podem ser uma espécie de “apoio”. Segurar algo, por exemplo, transfere a tensão que sentimos para o objeto, deixando o rosto mais relaxado.

  • Existe alguma posição melhor para a cabeça, pescoço e etc. para não ficar com algum tipo de imperfeição?

Posição Cabeça_KarineScarabelliFtg

Isso é tarefa do fotógrafo. Depende muito do ângulo a ser fotografado. A experiência ajuda nestes detalhes, mas, para quem não é modelo profissional, seguir as orientações do fotógrafo fará toda a diferença na qualidade do resultado final.

  • A pessoa deve olhar diretamente para a câmera?

Olhando_KarineScarabelliFtg

Sim e não. Não existe certo ou errado, neste caso em particular, depende  do objetivo direcionado para cada foto.

  • Como a pessoa deve escolher as roupas?

Roupas_KarineScarabelliFtg

A produção e o estilo são fundamentais para o sucesso. As roupas escolhidas precisam “funcionar” na câmera, e para isso não há receita, só testando mesmo.  Não existe também a necessidade de complicar. A roupa deve ajudar a pessoa a entrar no “personagem”.  Escolha então, roupas adequadas que combinarão com o tema da proposta fotográfica e dê preferência para aquelas que te deixam mais à vontade.

  • Mais sugestões?

Sugestões_KarineScarabelliFtg

O ideal é se divertir e curtir a experiência.  Autoconfiança e entrega são ferramentas e isso a gente não ensina, vem de dentro de cada um e torna-se no grande diferencial.  Então, vislumbre, “olhe” para a foto mesmo antes de sua existência. Pegue sua câmera e vá fotografar!

Texto adaptado por Karine Scarabelli Fotografia.

Fonte: http://www.fotografia-dg.com/dicas-para-posar-para-um-ensaio-fotografico/
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s