Infográfico & Curiosidades Fotográficas Super Interessantes!


Fique por dentro de algumas curiosidades do “Mundo da Fotografia”.

  • Comparação entre Postagens Fotográficas em Redes Sociais e a Quantidade de Filmes 36 Poses Seriam Usados Atualmente, Caso Estivéssemos na “Era da Fotografia Analógica”.

O filme fotográfico foi inventado em 1879 por Ferrier, e melhorado pelo americano George Eastman (Inventor da câmera Kodak). Observe como a Fotografia Digital mudou a nossa realidade atual.
icontexto-webdev-search-128x128Clique na Imagem Para Vê-la na Íntegra.

  • Por que em algumas fotos nossos olhos ficam vermelhos?

Olhos Vermelhos_KarineScarabelliFtg

Essa cor vermelha vem da luz que reflete nas retinas de nossos olhos. Em vários animais, inclusive com cães e gatos a retina tem uma camada refletora especial chamada Tapetum Lucidum, que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos deles. Se você iluminar os olhos deles com lanternas ou faróis à noite, eles refletem uma luz branca e clara.
Os humanos não têm essa camada Tapetum Lucidum em suas retinas. Se você ilumina os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite, não é possível ver nenhum tipo de reflexo. No entanto, o flash da câmera é claro o suficiente para causar um reflexo na retina. O que você vê é a cor vermelha dos vasos sanguíneos que nutrem o olho.
  • Fotógrafo Lambe-Lambe

Lambe-Lambe_KarineScarabelliFtg

A cultura material relacionada à atividade do Lambe-Lambe caracteriza um importante parâmetro na análise deste profissional, principalmente a máquina fotográfica apoiada sobre um tripé que utilizam, conhecida como máquina-caixote ou máquina-caixão. No seu interior, dois compartimentos funcionam como tanques para revelação e fixação das fotografias. Acoplado à máquina-caixão um pano preto protegia da luz do sol o interior da câmera fotográfica, permitindo que o fotógrafo manipulasse negativos e positivos na sua câmera fotográfica. Portanto, a principal característica da máquina fotográfica Lambe-Lambe é funcionar como câmera fotográfica e também, como um mini-laboratório de revelação de negativos e cópias fotográficas positivas em seu interior. O fotógrafo Lambe-Lambe tirava fotos das pessoas nas ruas. Essa denominação: Lambe-Lambe, originou-se pelo fato de que para fazer a colagem, o fotógrafo passava a língua na plaquinha (Feita em um minúsculo pedacinho de papel fotográfico, colado ao negativo) para molhá-la e criar aderência.
Amostra da Máquina Lambe-Lambe

Câmera_Lambe-Lambe_KarineScarabelliFtg

  •  Fotografia em Série. Como Surgiu?

Cavalos em Série_KarineScarabelliFtg

A partir de uma aposta. Um ricaço americano tinha feito uma aposta com seus amigos. Ele dizia que durante o galope de um cavalo, havia um momento em que nenhum dos cascos tocava a terra. Para isso contratou o fotógrafo inglês Muybridge e ganhou a aposta. Ele colocou 14 câmeras num trecho de pista de corrida de cavalos, cada uma ligada a um fio que atravessava o caminho. Assim o animal vinha galopando, disparava a máquina e tirava uma foto de si mesmo. Era verdade: Em determinado instante da corrida, o cavalo ficava mesmo com as quatro patas no ar. Isso contribuiu para o aparecimento do cinema, pois para mostrar o movimento era preciso fotografá-lo em série.
  • Fotografias Famosas

Menina Afegã_KarineScarabelliFtg

Sharbat Gula tinha cerca de 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem do National Geographic. Após a foto ela fugiu em meio a multidão.

Beatles_KarineScarabelliFtg

Capa do 12º Álbum da Banda. A foto foi feita do lado de fora dos Estúdios Abbey Road pelo fotógrafo Iain Macmillan.

Einstein_KarineScarabelliFtg

Entre diversas teorias, a mais aceita é que o físico mostrou a língua para manifestar seu descontentamento diante da perseguição dos fotógrafos.

O Beijo na Time Square_KarineScarabelliFtg

Após o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher.

Che Guevara_karineScarabelliFtg

Foto tirada por Alberto Díaz, em 05 de Março de 1960, em Cuba durante o funeral das vítimas da explosão do navio La Coubre.
Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s