Celulares Com Câmera | “Lucro ou Prejuízo” Para Fotógrafos Profissionais?


Breve resumo  sobre a História dos Celulares – O Grande Precursor de Tantas Tecnologias com Este Recurso.

Desde que foi criado em 1973 por Martin Cooper, o celular tem evoluído aos trancos e barrancos. Nos primeiros anos, os equipamentos pesavam muito e eram enormes, além de custarem gritantes US$ 4 mil. Hoje em dia, praticamente qualquer um pode ter um aparelho de baixo custo, pesando menos de 0,5 kg e menor do que a mão.
Motorola DynaTAC 8000X_KarineScarabelliFtg
Anos 80 – O ex-empregado da Motorola Martin Cooper apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, em 3 de abril de 1974. O DynaTAC 8000X tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números.
Nokia 6160_KarineScarabelliFtg
Anos 90 – Foi durante os anos 90 que o tipo de tecnologia moderna de celular que você vê todos os dias começou a se formar. As primeiras mensagens de texto, processadores de sinais digitais e de alta tecnologia (redes iDEN, CDMA, GSM). Em 1998 surgiu o primeiro telefone em barra, Nokia 6160, pesando apenas 160 gramas, o dispositivo ostentava um display monocromático, antena externa e uma bateria recarregável com um tempo de conversação de 3,3 horas.
Sony Ericsson P1i_KarineScarabelliftg
Anos 2000 | A Era Smartphone – Com intuito de otimizar o tempo e trazer mais facilidades ao dia a dia, o smartphone se tornou indispensável, pois tornou possível navegar na Internet, ler e editar arquivos de textos, planilhas e acessar seus e-mails rapidamente. O T36 Ericsson introduziu a tecnologia Bluetooth para o mundo celular, permitindo assim aos consumidores a conexão sem fio em seus telefones para seus computadores. O telefone também ofereceu conectividade no mundo inteiro através 900/1800/1900-band GSM, a tecnologia de reconhecimento de voz e Aircalendar, uma ferramenta que permitia ao consumidor receber atualizações em tempo real ao seu calendário ou agenda de contatos.
Sanyo SCP 5300_KarineScarabelli Ftg
2002 “O Vilão” | O Primeiro Celular com Câmera – A Sanyo SCP-5300 eliminou a necessidade de comprar uma câmera, pois foi o primeiro aparelho celular a incluir uma câmera integrada com um botão dedicado ao snapshot. Infelizmente, foi limitado a uma resolução de 640×480, zoom digital de 4x e 3 m de alcance. Independente disso, os usuários do telefone podiam tirar fotos em movimento e depois enviá-las para o seu PC utilizando uma suíte de software.
iPhone IOS 4_KarineScarabelliFtg
2007 | Apple iPhone – A Apple substituiu o teclado convencional por um tecladotouchscreen multi-touch que permitia que os clientes se sentissem como se estivessem fisicamente manipulando as ferramentas do celular com os dedos: Clicar em links, alongar/encolher fotos e folhear álbuns. Além disso, ele trouxe a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares.
Sabemos que atualmente não somente os Aparelhos Celulares têm este recurso (Câmera Fotográfica), há uma infinidade de outros aparelhos e com recursos cada vez mais avançados. Aí eu paro pra refletir o quanto isso influencia na Profissão Fotógrafo. Teremos que aderir a estes aparelhos também ou continuaremos com nossas Câmeras prestando realmente um serviço de qualidade? A arte da Fotografia em sua essência! Participe da Enquete Abaixo. Dê a sua opinião sobre este assunto.

Assista ao Vídeo 

 

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s