Quer Ser Um Fotógrafo de Verdade? Então Saiba o Que Fazer Para Garantir Seu Sucesso!


Tem dúvidas a respeito do assunto fotografia? O que fazer ou evitar?

Dúvida_KarineScarabelliftg

EVITE – Comprar Uma Câmera Antes de Fazer um Bom Curso de Fotografia.

Câmera_KarineScarabelliftg

Pesquise, mantenha-se bem informado antes de fazer um curso de fotografia. Procure por conteúdo, obtenha conhecimentos que realmente traga uma base sólida, onde você terá informações e conhecimentos necessários para iniciar sua carreira fotográfica com o pé direito. Pode ser um curso básico? Sim, mas fique atento às ofertas tentadoras que circulam por aí. Desconfie de cursos ‘instantâneos’ e de baixo custo. Lembre-se: “Ninguém dorme leigo e acorda profissional.” Então não tenha pressa! Não perca seu tempo e, principalmente seu dinheiro. 

Em um segundo momento, escolha em qual área da fotografia você realmente deseja atuar. Agora sim! Chegou a hora de escolher quais equipamentos e acessórios adquirir. Geralmente compramos uma câmera pela quantidade de megapixels. Não cometa um este erro grosseiro! Clique aqui e leia este artigo para entender de vez sobre megapixels. Não saia por aí comprando adereços de cenários logo de cara! Trabalhe por um período na área que você escolheu para não correr o risco de descobrir depois que foi apenas entusiasmo de iniciante. Caso deseje mudar de estilo, você terá uma pilha de adereços entulhados em um canto qualquer da casa. Sem falar no gasto desnecessário, ou seja, seu investimento feito de forma incorreta.

FAÇA – Invista em Sua Imagem.

Sua Imagem_KarineScarabelliftg

Não que tenhamos que ser superficiais, mas a primeira impressão é a que fica! Para as fotógrafas: Mantenha o cabelo e unhas sempre em dia, procure estar sempre bem vestida – Não use roupas que possam corroborar para uma ideia promiscua. Para os fotógrafos: Esteja bem perfumado, com um desodorante extra na mochila, barba feita, ou se você usa barba, mantenha sempre cuidada, unhas limpas e roupas comportadas. Para ambos: Procure se adequar a cada tipo de situação. Não vá fazer uma sessão fotográfica externa de terno ou vestido longo e nem vá fotografar um casamento com roupas esportivas. Cuide muito bem da sua imagem para que falem bem dela!

EVITE – Não Ter Uma Identidade Visual.

Sua Marca_KarineScarabelliftg

É necessário criar uma marca – logo, uma página ou algo do tipo, porém antes de qualquer coisa planeje como isto será feito. Contrate um designer e faça este planejamento em conjunto para que mais tarde não haja a necessidade de refazer tudo que foi publicado e consequentemente perder a confiabilidade e a fidelidade de seu público e/ou clientes. Caso você mesmo queira criar sua página, procure construir um site ‘limpo’, pense no conteúdo que irá disponibilizar e, principalmente fique atendo aos erros gramaticais. Faça algo que seja atraente!

Valorize seu trabalho! Ainda que cobre um preço mais baixo que a média do mercado ou faça permutas, aproveite a oportunidade para adquirir experiência, mas lembre-se: É somente por um período! Defina quais serviços irá oferecer. Mantenha-se organizado! Quando alguém procurar por seus serviços, como isso será apresentado? Tenha um portfólio em mãos ou um portfólio virtual, para demonstração de sua arte fotográfica. Faça um folder contendo todos as informações necessárias. Faça um contrato (*) com seu cliente descrevendo tudo que foi combinado e tenha sempre seu cartão de visita em mãos.

FAÇA – Tenha Muita Atenção Com Seu Equipamento.

Manutenção_KarineScarabelliftg

Fique atento aos cuidados que deverá ter com seu equipamento. Observe quais precauções tomar e quais acessórios usar a partir de cada modelo – Leia atentamente o manual. Prepare-se para o serviço que fará. Confira tudo antes de sair. Redobre o cuidado com pilhas, baterias e cartões de memória. Você não vai querer ficar na mão na hora de cumprir sua tarefa. Caso haja falhas desta natureza, você colocará tudo a perder!

FAÇA – Procure Conhecer Pessoas da Área Fotográfica.

Fotógrafos_KarineScarabelliftg

Faça novas amizades com pessoas que trabalham com fotografia. Troque ideias sobre equipamentos, novidades, saiba como um colega fez uma determinada foto, pergunte a ele sobre a técnica usada, saia para fotografar em grupo e etc.,  desta forma seu ‘leque’ de possibilidades, de oportunidades, de contatos e experiência crescerá o suficiente para torná-lo cada vez mais profissional e reconhecido no mercado.

FAÇA – Torne-se Uma Referência.

Você_KarineScarabelliftg

Temos que zelar por nosso nome e identidade visual o tempo todo. Algumas providências precisam ser adotadas desde o início, seja com a correta manutenção dos equipamentos, seja com o aprendizado constante, seja com o cuidado direcionado aos nossos clientes, desde o primeiro atendimento até a entrega final de um produto de qualidade. Assim você terá um diferencial e certamente uma carreira bastante promissora.

Boa Sorte!

 (*) Disponibilizei 02 modelos de contrato para download. Um modelo com pagamento e outro modelo sem pagamento, no caso de permuta, por exemplo. Clique aqui para fazer o download.

Anúncios

Uma resposta para “Quer Ser Um Fotógrafo de Verdade? Então Saiba o Que Fazer Para Garantir Seu Sucesso!”

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s